Bacalhau gratinado Dubarry

Em dias de semana confeccionar este tipo de receitas é sempre um risco, porque sempre demora um pouco e quando me lembrei da foto já estávamos a meio do jantar !!!!!


Ingredientes:
600 g de couve - flor, sal e pimenta, 1 kg de batatas, 600 g de bacalhau demolhado, 1 dl de azeite, 1 cebola, 2 dentes de alho, 60 g de farinha, 0,5 dl de leite, 0,5 dl de caldo da cozedura do bacalhau, 1 colh. de sopa de pão ralado.

Comece por limpar a couve , aproveitando as folhas verdes. Leve tudo a cozer em água temperada com sal.
descasque as batatas e corte-as em cubos e frite-as, coza o bacalhau escorra-o e reserve o caldo e desfie-o.
Num tacho leve ao lume o azeite com a cebola e os alhos picados, deixe alourar um pouco. Junte a farinha ao refogado de seguida o leite sem parar de mexer, por fim adicione o caldo da cozedura do bacalhau, mexa bem rectifique o sal e tempere com pimenta, reserve.
Num recipiente de forno disponha uma camada de batatas fritas depois uma de bacalhau e, por fim uma de raminhos de couve-flor e respectivas folhas, regue com o molho bechamel e polvilhe com o pão ralado, leve a alourar em forno previamente aquecido.

17 comentários:

Joaninha 13 de dezembro de 2007 às 23:53  

Ai Célia, Célia, esse bacalhau está mesmo a chamar por mim, parece que me está a piscar o olho! :)
Já agora e por curiosidade, sabes porque se chama Dubarry? Bjocas

Elvira 14 de dezembro de 2007 às 09:35  

Nunca associei bacalhau com couve-flor. Parece delicioso! :-)

Beijinhos.

Migas 14 de dezembro de 2007 às 10:25  

Adorei esta versão! Eu já sonho com um bom prato de bacalhau!!! :o)

beijinhos

risonha 14 de dezembro de 2007 às 11:19  

que bom que deve ser. e o meu marido que adora bacalhau ia gostar muito deste prato. já tomei nota da receita.

Marizé 14 de dezembro de 2007 às 11:26  

Que receita tão original.

Adorei!

Beijocas e bom fim de semana

Laurinha 14 de dezembro de 2007 às 11:43  

Hummmmmmmm! Bacalhau não dá pra esperar pra comer mesmo, este ficou demais!
Beijinhos,

Eli 14 de dezembro de 2007 às 15:44  

Sabe que isso também por vezes acontece aqui na minha casinha. Olha essa receita me encantou demias, me parece uma delícia!

anna 15 de dezembro de 2007 às 00:16  

Tem um ar excelente este teu bacalhau. Para mim é uma receita nova e vou ter de experimentar, claro...
Beijos.

® 15 de dezembro de 2007 às 18:37  

Que diferente sua receita...:]
Ainda bem que deu tempo de tirar a foto, né?!
beijinhos pra vc!

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com 16 de dezembro de 2007 às 20:29  

Gostei muito da receita. Sou apaixonada por bacalhau. A variação dos ingredientes foi interessante.
Beijinhos.

turbolenta 20 de dezembro de 2007 às 22:59  

Passei para desejar:

B
O
A
S


F
E
S
T
A
S

Flor de Sal 22 de dezembro de 2007 às 19:45  

Que o Natal seja delicioso e que o novo ano vos traga todas as alegrias!
Bjnhos!

Nysa 24 de dezembro de 2007 às 01:03  

olá célia, o bacalhau está com um óptimo aspecto!! Boas Festas! Beijocas

Rosane Vargas 24 de dezembro de 2007 às 02:08  

Célia, passei para desejar boas festas e um 2008 maravilhoso!

bjs.

Rosane Vargas
www.batuque-nacozinha.blogspot.com

Cláudia 27 de dezembro de 2007 às 22:16  

Com vcs portuguesas aprendemos várias formas de preparar o bacalhau e incrivelmente esta é uma receita nova! Bom para o frio!


bjs

Receitas Miriam Gonzalez 21 de março de 2008 às 02:37  

Estou desde o começo da semana procurando uma receita para fazer amanhã, ufa! achei, me parece maravilhhosa sem contar um visual muito bonito, parabéns, já anotado e aprovado rs.
beijos

Enviar um comentário

  © os meus sabores

Design by Emporium Digital via Blogspot templates