Chessecake de damasco

400g de cream cheese, em temperatura ambiente
60 g (4 colheres de sopa) de açúcar refinado
(4 colheres de sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
6 gemas de ovo, batidas, à temperatura ambiente,
200 ml de natas
sumo de limão 10 ml (2 colheres de chá)
1 colher de sopa de rum
80g de farinha de trigo, peneirada duas vezes
6 claras de ovo
100g (7 colheres de sopa) de açúcar em pó
3 colheres de sopa de geléia de Damasco + 1 colher de chá de água

Método

Pré-aqueça o forno a 160C .Ferva a água para a banho Maria e prepare um tabuleiro grande o suficiente para caber a assadeira.
Unte e forre o fundo e os lados de uma forma . Preparar 2-3 folhas grandes de papel de alumínio e usá-los para cobrir a parte externa da panela. Isso tem que ser sem vazamentos e impermeável para evitar que a água escoe no bolo.
Usando uma batedeira, bata o queijo de creme e 60g de açúcar refinado até ficar homogêneo. Adicione a manteiga e bata novamente.
Adicione as gemas à mistura e bata até ficar bem misturado. Em seguida, adicione as natas bata novamente. Raspe o fundo da bacia, como o queijo tende a ficar preso lá.
Adicione o rum e sumo de limão e misture até ficar lisa .
Peneire a farinha na mistura e bata em velocidade baixa até ficar incorporado.
Em outra tigela limpa, bata as claras em velocidade média até espumar. Aumente a velocidade para alta e gradualmente adicione o açúcar. Continue a bater até picos duros apenas.
Adicione 1/3 do merengue à massa e misture bem. Em seguida, adicione o restante do merengue e Dobre delicadamente com uma espátula plana grande até que bem combinados.
Despeje a massa na assadeira . Bata levemente a lata na tabela 2 - 3 vezes para livrar-se de qualquer bolhas de ar.
Coloque a bandeja na assadeira e coloque-o no forno. Antes de fechar a porta do forno, despeje a água quente fervendo na assadeira até atingir 1 dedo de altura. Humidade da água evitará rachaduras na superfície do bolo.
Leve ao forno a 160C por 60-80 minutos ou até ficar levemente dourado. Em seguida, reduza a temperatura para 150C e asse por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido saia limpo.
Desligar o forno e deixe o bolo descansar no forno com a porta entreaberta (eu prenda uma luva do forno no meio) até arrefecer completamente. Retire o bolo da panela.
Numa tigela pequena, combine geléia de Damasco, a água e leve ao microondas por alguns segundos. Peneire o atolamento para remover pedaços de Damasco. Espalhe a geléia sobre o bolo e leve à geladeira, brevemente, por 1-2 horas antes de servir. Se refrigerado durante a noite, retire o bolo da geladeira e deixe descansar 30-40 minutos antes de servir.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © os meus sabores

Design by Emporium Digital via Blogspot templates