Porco - Agridoce

Tenho esta receita que tirei das receitas " vaqueiro" já lá vão uns anos mas o agridoce nunca foi o meu forte para mim ou doce ou salgado, mas nunca é tarde para experimentar e devo dizer que estava enganada adorei!!

Ingredientes: 600 g de lombinho de porco, 3 tomates, 150 g de margarina, 2 dentes de alho, 2 colh. sopa de ketchup, 3 colh. sopa de maizena, 2 colh. sopa de molho de soja, 1 colh. de cha de gengibre em pó, 2 colh. de sopa de açúcar, 1 colh. de sopa de calda de ananás, 2 cebolas, 4 rodelas de ananas, sal e pimenta q.b.


Tempere o lombinho com o sal e a pimenta, aqueça a margarina numa caçarola e introduza a carne, e deixe alourar de todos os lados.
Pique os tomates e junte a carne, bem como os dentes de alho esmagados e o ketchup. Tape o recipiente e deixe cozer em lume brando por cerca de 40m . à parte dissolva a maizena com o molho de soja o gengibre e o açúcar dissolvido na calda do ananás, junte á carne, corte ainda as cebolas em rodelas, volte a tapar e deixe cozer por mais 30 m.
No prato de serviço disponha as rodelas de ananás, a carne em fatias e as cebolas regue com molho servindo o restante à parte numa molheira.

10 comentários:

Elvira 18 de setembro de 2007 às 22:01  

Cozinho pratos agridoces desde sempre, e esse é um dos meus favoritos, com o lombo de porco recheado com ameixas. Vale a pena experimentar! :-)

Marizé 19 de setembro de 2007 às 10:34  

Tive a mesma opinião sobre o agri doce até bem pouco tempo, infelismente sou a unica que gosta cá em casa, no entanto esta receita deixou-me encantada.
Beijocas

risonha 19 de setembro de 2007 às 10:36  

eu também sou um bocado desconfiada com os sabores agri-doces... mas ouço falar tão bem deles que me sinto tentada a experimentar.

Laurinha 19 de setembro de 2007 às 11:38  

Sabe que eu gosto de 'doce e salgado', o agridoce é ótimo!
Beijinhos,

Natércia Ramalho 19 de setembro de 2007 às 13:06  

Querida mas esse porquinho devia estar 5 estrelas devia pois já marchou.um bjs Natércia))

turbolenta 21 de setembro de 2007 às 13:23  

gosto deste tipo de comida, por não ser tão vulgar e resultar muito bem em termo de sabor.

Realmente a abóbora é vendida bem cara e nem se justifica o preço exagerado a que se vende, se levarmos em conta que não exige nenhum cuidado especial para a sua produção.
Além das que mostrei na foto, ainda apanhei mais uns 7 ou 8 , maiores, que estavam a apanhar sol noutra zona. E não é que as aboboreiras nasceram de umas sementes que tinham ficado na terra quando em Dezembro fiz os doces de Natal?
bom fim de semana

colher-de-pau 21 de setembro de 2007 às 13:58  

Curiosamente só recentemente me converti ao agridoce! Mas estou rendida!

anna 21 de setembro de 2007 às 20:13  

Estou supertentada a seguir fielmente a tua receita...
Adoro este tipo de contrastes!
Bom fim de semana.

Eli 21 de setembro de 2007 às 20:44  

Adoro pratos agridoces!! Me encanta muito e o seu está muito bonito!!

Romy Almeida 23 de setembro de 2007 às 00:50  

Olá Célia... adorei a tua receita.

Tb gosto muito de comida agridoce... pena o meu pessoal não apreciar :-P

Bjokas

Enviar um comentário

  © os meus sabores

Design by Emporium Digital via Blogspot templates