CARNE DE PORCO Á ALENTEJANA


Tenho visto varias maneiras de confeccionar a carne de porco á alentejana, mas no Alentejo a receita é feita desta maneira.

  • 750g de carne de porco da perna ( eu uso lombinhos é mais tenra)
  • 1,5kg de ameijoas
  • 100g de massa de pimentão( existe em qualquer talho ou super mercado)
  • 4 dentes de alho
  • 1oog de margarina ou banha
  • sal
  • 1/2 copo de vinho branco
A carne de porco deve ser preparada no dia anterior. Num almofariz pisam-se os alhos com um pouco de sal mas pouco pois a massa de pimentão já tem sal, quando obtiver uma massa barre a carne que foi anteriormente cortada aos cubos. Seguidamente, esfrega-se com a massa de pimentão, utilizando a quantidade a gosto. A carne deverá ficar temperada cerca de um dia.
Numa frigideira coloca-se a margarina e frita-se a carne lentamente, terminada esta operação junta-se as ameijoas e o vinho branco, tapa-se a frigideira até as ameijoas abrirem. Deverá ter o cuidado de não deixar demasiado tempo ao lume as ameijoas para não ficarem secas, serve-se com gomos de limão ( eu costumo deitar por cima pikles picados e batatas fritas aos cubinhos.

5 comentários:

Joaninha 12 de junho de 2007 às 23:58  

Há quanto tempo que eu não como uma delícia destas... que vontade de dar uma dentada! :-)
Bjs

Agdah 13 de junho de 2007 às 03:43  

Célia, obrigada pela visita ao Agdá. Adorei suas receitas também.

Smas 14 de junho de 2007 às 16:21  

Humm!
Deve ser uma delicia!!!
Respondi no meu blog.
Bjs

Brites 16 de junho de 2007 às 19:18  

Este é um dos meus pratos preferidos!
Parabéns!

Enviar um comentário

  © os meus sabores

Design by Emporium Digital via Blogspot templates